- Área: 350 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Alvaro Arancibia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa de fim de semana localizada na costa central chilena. A encomenda consistia no desenho de uma residência que recebesse até doze pessoas dentro de um terreno no qual as vistas para a paisagem e o mar são possíveis apenas no seu ponto mais alto.
Respondendo a esta condição, a casa é organizada em dois níveis. O programa público fica na parte superior e o privado na inferior. Devido à orientação sul da casa, o pavimento principal é disposto em função de um teto inclinado que permite tanto captar a luz proveniente do norte, como também se proteger do sol poente graças ao beiral.
Junto do espaço criado pelo teto, há um volume mais baixo que concentra a cozinha e serviços da casa, os quais são tratados com um sistema de persianas de correr na fachada, permitindo o controle da privacidade para a rua.
Este volume não funciona unicamente como área de transição entre exterior e interior, mas também como um elemento de escala que, mediante sua horizontalidade, dissimula o tamanho total da casa.